Maze Runner: Correr ou Morrer - Adaptação X Livro




Quando falamos em adaptações os fãs de livros e de video games começam a ter mini ataques pelo medo de ver algo mal-adaptado ou simplesmente inventado e só com o nome do livro, ou jogo. E Maze Runner não foi diferente. O livro foi adaptado para as telinhas em 2014 e estreio em território nacional em 18 de setembro de 2014. A trilogia arrecadou $949 milhões de dólares mundialmente.


Assista o resumo aqui




O livro foi escrito pelo escritor americano James Dashner e publicado no dia 7 de outubro de 2009. O livro conta a história de Thomas que acorda em um elevador escuro que o leva para a Clareira, Como ele os garotos que moram lá não sabem de onde vieram, ele logo descobre que está cercado por muralhas gigantes que fazem parte de um labirinto e que todas as manhãs as portas se abrem e as noites se fecham. Com todos os perigos do labirinto ele assim mesmo tem uma grande força para escapar dos “Criadores” e dos monstros escondidos no labirinto e achar uma saída para todos.


Quando o assunto é computação gráfica ou o famoso CGI Maze Runner não perde tempo em impressionar. O cenário desenvolvido para representar a Clareira pode ser um pouco diferente do livro como o chão que é feito de pedra e no filme grama espalha se pela Clareira, dando um aspecto de lar para seus prisioneiros. A floresta mostrando como a Clareira é enorme e suas paredes altas e o labirinto que é aterrorizante. E os Verdugos realmente ficaram assustadores.

Os personagens foram bem desenvolvidos, mas com algumas mudanças em comportamento como Alby que no filme é uma pessoa bem calma que aceita Thomas logo que chega. Vamos dizer que Alby não é muito amorzinho assim no livro. E entendemos mais do porque quê ele é o líder da Clareira. Ou como Thomas dormia longe dos outros, mas mostram como ele era curioso e como foi o único que teve coragem de ajudar Minho e Alby.

A conexão de Thomas e Teresa não é muito explorada no filme. Pela falta de algo muito importante que conecta os dois e explicava porque eles eram um par único. 

Não desmerecendo Thomas Brodie-Sangster, mas a descrição de Newt não bate muito com a dele não, mas como eu assistir o filme antes de ler o livro, não vou reclamar em nada porque eu amei. Pela atitude e jeito do Newt ter continuado o mesmo, tanto no livro quanto no filme. Ele fez um trabalho exelente.

Como muitos sabem adaptações tem muitas mudanças e as vezes eles acabam criando uma história totalmente diferente (Vemos isso com A Rainha dos Condenados). Mas o primeiro filme não teve uma mudança tão brusca que acabamos conhecendo outra história completamente diferente do que lemos. E foi o que sentir quando li o livro. Mesmo assim temos mudanças na adaptação. 

1 - No livro Thomas se lembra de seu nome logo que chega a Clareira, no filme ele só lembra logo de noite depois de bater a cabeça no chão.

2 - Teresa e Thomas se comunicam telepaticamente no livro, e no filme não. Essa comunicação é o fator importante da relação dos dois, e o que atrai um ou outro. 

3 - Teresa fica em coma por varias semanas e nisso ativa o fim. (quando eu digo várias semanas eu não estou de brincadeira não. Eu pensei que ela nunca ia acordar. 😂😂) mas no filme ela fica alguns dias.

4 - No livro a cura contra a picada dos Verdugos já existia a muito tempo antes de Thomas e Teresa chegarem. No filme é Teresa que traz essa novidade.

5 - No livro Gally já tinha sido picado pelo Verdugo e já sabia quem era Thomas, no filme Gally só é picado no final do filme quando ele escapa. (Essa mudança no filme não explicava exatmente o hate que ele tinha por Thomas, mas no livro faz muito mais sentido)

6 - No livro Thomas e Minho derrotam o Verdugo fazendo o cair sobre um penhasco, mas depois é revelado que o Verdugo não morreu. No filme eles derrotam o Verdugo esmagando-o contra as paredes em movimento. 

7 - Os corredores da Clareira usam mapas desenhados para estudar o labirinto, no filme eles construíram uma maquete do labirinto.

8 - No filme vemos que os alimentos e outros matarias viam uma vez por mês junto com um novo membro da Clareira. Já no livro suplementos viam uma vez por semana  na mesma hora e no mesmo dia sem falta.

9 - Quando Thomas é atacado pelo Ben nos livros é porque ele seguiu um besouro mecânico ate a floresta (Depois que revi o filme sentir falta desses besouros). No filme ele é atacado porque Newt pede que ele vá buscar fertilizante.

10 - No livro Gally joga uma faca contra Thomas, mas Chuck entra na frente e acaba levando a facada. No filme Gally atira na direção de Thomas e Chuck entra na frente levando o tiro no coração.


Vemos que algumas mudanças são bem-vindas e outras não, essas foram só algumas mudanças do livro para o filme. Haviam outras mudanças tão importantes quanto as que mencionei. 

Para quem entro nesse mundo dos Clareanos de paraquedas o filme é divertido e cheio de ação, com alguns diálogos meio clichê, mas nada que não tire a diversão do filme em si. Minha nota é 4 pela adaptação não ter mudado tanto e continuou fiel em vários aspectos da história em si. 

Postar um comentário

0 Comentários